domingo, 27 de março de 2011

Livro ‘Cavalo de Santo’

No dia 07 de abril de 2011 ocorrerá, em Porto Alegre, o lançamento do livro ‘Cavalo de Santo. Religiões afro-gaúchas’, de Mirian Fichtner. Num excelente trabalho, a fotógrafa Mirian Fichtner apresenta seu olhar sensível sobre as religiões de matriz africana, ressaltando as peculiaridades dessa vivência religiosa no Rio Grande do Sul.

Fruto de anos de pesquisa, observação e muito trabalho fotográfico, o livro apresenta imagens do Batuque, da Umbanda e da Quimbanda, destacando o sincretismo religioso dos gaúchos. Ao destacar a ritualística, as oferendas, os personagens, Mirian contribui para valorizar e fortalecer nossas experiências religiosas e para diminuir o preconceito e a intolerância religiosa que, infelizmente, ainda existem.
            Entre suas viagens pelo interior do Rio Grande do Sul, visitando várias casas de religião, conhecendo muitos Pais de Santo e chefes de Umbanda, Mirian Fichtner esteve no Ilê dos Orixás. E com muito orgulho e satisfação, nosso Ilê está representado neste bonito trabalho.
O livro é um relato visual das religiões de matriz africana e um testemunho dos múltiplos e bonitos caminhos da nossa fé.

Um comentário:

  1. Olá Pai Dejair, onde encontro o livro para comprar, a um ano procuro em livrarias entre outros mas nunca encontro.

    ResponderExcluir